José Mendes

José Mendes

Consultor

Vice-Reitor da Universidade do Minho para a Valorização do Conhecimento e Projetos Especiais, integrando o Conselho de Gestão da Universidade. Responsável pelo ecossistema de inovação e empreendedorismo em Portugal, dirigindo o Gabinete de Transferência de Tecnologia.

Desempenha também funções de administração em várias empresas e associações em Portugal como a TecMinho, a Portus Park, Plataforma de UM-Cidades, entre outras em que trabalhou anteriormente como AvePark, CiencInvest, Ardrave, etc.

Acumula também funções consultivas em diversas entidades como a Comissão Europeia (DG Reserach, Bruxelas), Education Audiovisual and Cultural Executive Agency (Bruxelas), European Training Foundation (Torino) e Natural Environment Research Council (Reino Unido).

A nível académico é Professor Catedrático na Universidade do Minho, Professor Convidado nas Universidades de Coimbra e Beira Interior, e Investigador no Centro de Transportes, Ambiente e Construção. É também Professor Convidado/Investigador na Università di Bologna (Itália) e na Silesian University of Technology (Gliwice, Polónia).

Licenciado em Engenharia Civil (1987), Doutorado (1993) e Agregado (2001) em Planeamento do Território pela Universidade do Minho.